Notícia
Artigo Escritório de Projetos no Setor Público publicado na RBGP

André Carneiro Giandon, consultor e fundador da GPMG Consultores Associados, publicou o artigo Escritório de Projetos no Setor Público na Revista Brasileira de Gerenciamento de Projetos - RBGP.

O artigo relata a criação de um Escritório de Projetos no setor público. Mostra inicialmente as atividades preparatórias do processo de definição do Escritório de Projetos, e apresenta as principais fases de sua criação.

O processo de implantação foi estruturado em quatro fases. A primeira fase contempla o diagnóstico do ambiente organizacional. A segunda fase, é a de desenvolvimento da metodologia para gerenciamento dos projetos. A terceira envolve o planejamento dos projetos, e a quarta, definida com o objetivo de aprimorar os processos de monitoramento e controle.

Além das fases de implantação do Escritório de Projetos, o artigo apresenta a estrutura do PMO desenvolvido, incluindo suas principais funções, benefícios alcançados e principais dificuldades encontradas.

A conclusão destaca que criar um Escritório de Projetos é processo de mudança organizacional. O sucesso deste processo depende de ferramentas adequadas, do apoio da alta administração e da capacitação dos envolvidos. A posterior estabilização do processo de mudança dependerá ainda de monitoramento e controle do trabalho realizado no PMO.

Data: 03/07/2009
Fonte: GPMG
Maringá 44 4052-9419 | Curitiba 41 4063-7267 | Brasília 61 4063-7268 | São Paulo 11 4063-7243