Notícia
WBS: fator crítico para a performance do projeto

André Carneiro Giandon, MSc, PMP, fundador da GPMG Consultores Associados, foi um dos quatro palestrantes convidados do 3° Seminário de Gerenciamento de Projetos do Amazonas. Na palestra “WBS: um fator crítico para a performance do projeto” foram abordadas as características dessa técnica de gerenciamento de projetos e dicas para maximizar os benefícios gerados pelo seu processo de elaboração.

O pleno entendimento do escopo é a base para o sucesso de programas e projetos. É comum os planejadores associarem diretamente o gerenciamento do escopo do projeto ao desenvolvimento da WBS, visto que a elaboração da WBS é uma das principais técnicas para o pleno entendimento de objetivos e da definição da estratégia para entregar os resultados do projeto.

Apesar de estar em uso há décadas, ainda há desafios para o entendimento e aplicação adequados deste importante instrumento de planejamento e controle de projetos. Além de ser determinante para a comunicação entre os envolvidos, a criação da WBS impacta diretamente a qualidade de estimativas de prazos e recursos, a análise de riscos e outros processos relevantes na performance global dos projetos.

Na palestra “WBS – um fator crítico para a performance do projeto” André Giandon enfatizou os aspectos críticos para o sucesso do uso da WBS em diferentes momentos do gerenciamento de programas e projetos.

O 3° Seminário de Gerenciamento de Projetos do Amazonas foi organizado pelo Project Management Institute, Manaus Brazil Chapter (PMIAM) no dia 19 de Junho de 2010. Realizado nas dependências do Amazônia Golf Resort, teve o intuito de disseminar as melhores práticas da cultura e da ética em gerenciamento de projetos, programas e portfólios. O evento também teve por objetivo proporcionar o desenvolvimento profissional dos membros do PMI AM e outros profissionais envolvidos com projetos, fornecendo ferramentas que contribuem para o aumento da competitividade das empresas instaladas no Amazonas. Para isto, entre os seus palestrantes, estiveram profissionais considerados referência em sua área de atuação, seja no meio acadêmico, na indústria ou no governo. No site www.pmiam.org.br existem mais informações e algumas fotos do Seminário.

Data: 30/06/2010
Fonte: GPMG
Maringá 44 4052-9419 | Curitiba 41 4063-7267 | Brasília 61 4063-7268 | São Paulo 11 4063-7243